Conheça o factoring em 10 questões
Factoring é um instrumento que permite às empresas efetuar uma gestão adequada da sua tesouraria tendo por base a sua carteira de clientes, possibilitando o acesso a uma linha de financiamento, o qual tem por base a cedência dos créditos a receber sobre os seus Clientes, a uma empresa especializada - o Factor - permitindo às empresas financiar esses créditos por forma a melhorar a sua gestão de tesouraria, ao mesmo tempo que beneficiam de um serviço de gestão e acompanhamento das suas cobranças, e de uma cobertura para o risco de não pagamento, através de um seguro de crédito.
O Factoring destina-se a empresas que vendam produtos ou serviços a crédito a outras empresas (B2B), independentemente da sua dimensão ou setor de atividade, e de atuarem no mercado nacional ou de exportação.
O Factoring destina-se também a empresas que pretendam cobrar dívidas de terceiros obtendo uma liquidez imediata, através do adiantamento dos valores faturados aos clientes.
Normalmente, os problemas de liquidez e de tesouraria das empresas estão relacionados com atrasos de pagamentos de faturas por parte dos clientes, por isso o Factoring, enquanto atividade de antecipação do recebimento da faturação, é uma forma de dar resposta a estas dívidas.
O crescimento da competitividade entre as empresas veio acentuar a importância destas terem uma gestão cada vez mais profissional da sua carteira de clientes, permitindo-lhes uma maior dedicação ao desenvolvimento e crescimento do seu negócio, aumentando as vendas e a qualidade do serviço prestado aos seus clientes.
Atualmente, os créditos a receber de clientes representam em média 40% dos ativos totais das empresas, pelo que conseguir proteger e financiar estes créditos é uma das maiores preocupações dos gestores.
A gestão eficiente destes créditos é essencial para alcançar:
O Factoring é uma solução duradoura para obter liquidez no curto prazo, englobando a proteção ao risco de crédito e o acompanhamento e gestão dos seus clientes. Ao recorrer ao Factor para efetuar a gestão da sua carteira de clientes, as empresas beneficiam de:
As empresas podem utilizar o Factoring e obter todas as vantagens associadas em qualquer fase do seu desenvolvimento.
No arranque da actividade
Financiar os créditos sobre clientes pode constituir uma forma de ultrapassar eventuais necessidades de tesouraria ou dificuldades no recurso ao crédito bancário.
Na fase de maturidade ou crescimento das vendas
Existem várias vantagens em utilizar o Factoring, nomeadamente a proteção contra o risco de incobrabilidade das dívidas, a redução de tarefas administrativas ou o financiamento do crescimento da faturação.
Numa fase de internacionalização
No caso de vendas para países fora de Portugal (exportação), o Factoring pode prestar o mesmo tipo de serviços que no mercado nacional, anulando as dificuldades inerentes ao facto de os seus clientes (devedores do contrato de Factoring) se localizarem em outro país.
Como funciona ?
Através da assinatura de um contrato de Factoring, as empresas cedem ao Crédit Agricole Leasing & Factoring, Sucursal em Portugal os créditos comerciais resultantes das vendas a crédito sobre os seus clientes.
Os clientes das empresas - os devedores -, mediante notificação escrita, passam a liquidar diretamente ao Crédit Agricole Leasing & Factoring, Sucursal em Portugal todas as faturas emitidas, no seu vencimento.
O Crédit Agricole Leasing & Factoring, Sucursal em Portugal irá assim financiar a empresa aderente através do adiantamento de uma percentagem (normalmente entre 80% a 90%) dos referidos créditos (IVA incluído para devedores do mercado nacional), no prazo máximo de 48 horas.
Todo o trabalho de gestão administrativa dos créditos, desde a sua cessão até à sua liquidação por parte dos devedores é efetuado pelo Crédit Agricole Leasing & Factoring, Sucursal em Portugal.
As empresas aderentes mantêm toda a exclusividade na relação comercial com os seus clientes (devedores das faturas), no entanto o esforço de cobrança passa a ser realizado pelo Crédit Agricole Leasing & Factoring, Sucursal em Portugal, podendo assim a empresa concentrar-se no desenvolvimento e crescimento da sua atividade comercial.
Se a empresa já possuir uma apólice de Seguro de Crédito, o Crédit Agricole Leasing & Factoring, Sucursal em Portugal pode atuar em parceria com a sua companhia de seguros, podendo os serviços serem complementares.
O Factoring amplia as fontes de tesouraria no curto prazo, pelo que as empresas têm a possibilidade de manterem a utilização das linhas de crédito tradicionais com os seus parceiros bancários, ficando com uma alternativa adicional para o apoio de tesouraria.
As relações com os Bancos são assim mantidas ou mesmo reforçadas, sendo o negócio dos Bancos e das empresas de Factoring complementares.
Um contrato de Factoring pode assumir diversas modalidades, dependendo do tipo de necessidade de cada empresa, do seu setor de atividade e da tipologia dos seus clientes:
Factoring Com Recurso
As empresas aderentes beneficiam de um contrato de Factoring que inclui o adiantamento por parte do Crédit Agricole Leasing & Factoring, Sucursal em Portugal dos créditos cedidos e o serviço de gestão e cobrança dos seus créditos sobre clientes. Nesta modalidade, não existe cobertura do risco de crédito sobre a carteira de clientes, pelo que qualquer incumprimento reverte para a empresa aderente a responsabilidade de pagamento do valor adiantado pelo Crédit Agricole Leasing & Factoring, Sucursal em Portugal.
Factoring Sem Recurso
Nesta modalidade, além dos serviços existentes na modalidade de Factoring com Recurso, está também incluída a cobertura do risco de crédito (seguro de crédito), pelo que as empresas aderentes estão também protegidas contra o incumprimento ou atraso no pagamento dos seus clientes (devedores no contrato de Factoring).
Factoring Não Notificado
Esta modalidade, mais conhecida como "Factoring Confidencial”, implica a delegação do processo de cobrança na própria empresa aderente, sendo destinada a empresas com um volume de negócios elevado e que detenham:
A empresa aderente mantém o controlo da gestão das suas cobranças e os seus clientes não têm conhecimento da existência do contrato de Factoring. Os pagamentos das faturas são efetuados para uma conta bancária específica para este efeito, em nome da empresa aderente.
Neste cenário, o Crédit Agricole Leasing & Factoring, Sucursal em Portugal efetua o adiantamento e a cobertura de risco de crédito.
Factoring de Exportação
Esta modalidade permite às empresas aderentes delegarem no Crédit Agricole Leasing & Factoring, Sucursal em Portugal toda a gestão das suas cobranças junto de clientes fora do mercado nacional.
O Grupo Crédit Agricole está presente em 8 países e possui uma empresa de cobranças especializada na atividade de Factoring e conhecedora das caraterísticas específicas de cada país no que diz respeito às transações comerciais.
A empresa exportadora está assim protegida contra o risco de incobráveis por parte dos seus clientes, beneficiando de:
Reverse Factoring
As empresas aderentes a esta modalidade beneficiam de um serviço de gestão dos seus pagamentos a fornecedores, efetuado pelo Crédit Agricole Leasing & Factoring, Sucursal em Portugal mediante instruções prévias da empresa aderente, e em nome desta.
As empresas podem beneficiar de um desconto comercial negociado com os seus fornecedores, dado que estes têm a garantia do Crédit Agricole Leasing & Factoring, Sucursal em Portugal relativa ao recebimento dos créditos na data de vencimento ou até mesmo antecipadamente.
A remuneração dos serviços prestados pelas empresas de Factoring são, essencialmente:
Remunera o serviço de gestão operacional: processamento e monitorização das faturas recebidas, acompanhamento dos devedores, cobrança e tratamento de eventuais litígios e gestão dos pagamentos. O custo da cobertura de risco de crédito, se efetuado pelo Crédit Agricole Leasing & Factoring, Sucursal em Portugal, será incluído na comissão de factoring.
Tem normalmente como base um indexante de referência no mercado bancário (Euribor) acrescido de um spread, e é calculado consoante o montante e a duração do adiantamento. Os valores dos encargos estão relacionados com o tipo de serviços prestados, o valor anual dos créditos a ceder, o número de devedores, o número de faturas, os prazos médios de recebimento e a qualidade dos clientes da empresa que solicita o adiantamento, pelo que poderão existir encargos adicionais.
Após a assinatura do contrato, a empresa aderente envia, numa determinada periodicidade previamente acordada (semanal, quinzenal ou mensal), os duplicados das faturas para o Crédit Agricole Leasing & Factoring, Sucursal em Portugal. Este envio, designado por cessão ou cedência de créditos, é habitualmente efetuado de forma eletrónica, através do preenchimento de um ficheiro Excel e assinatura de um documento de cessão.
Com exceção da modalidade de Factoring “confidencial”, deverá constar, em todas as faturas, menção identificativa da cessão dos créditos a favor do Crédit Agricole Leasing & Factoring, Sucursal em Portugal, sendo que os devedores serão também previamente informados (notificados) de que os pagamentos passarão a ser efetuados diretamente ao Crédit Agricole Leasing & Factoring, Sucursal em Portugal.
Por cada novo cliente (devedor), a empresa aderente deverá solicitar ao Crédit Agricole Leasing & Factoring, Sucursal em Portugal, a sua inclusão no contrato, através da aprovação de um limite de seguro de crédito, por forma a obter cobertura de risco sobre esse cliente.
O Crédit Agricole Leasing & Factoring, Sucursal em Portugal disponibiliza ainda o acesso online a uma plataforma eletrónica, que permite às empresas aderentes acompanharem as principais operações: limites de crédito aprovados; montante disponível e utilizado; pagamentos recebidos ou litígios detetados, etc.
As empresas aderentes dispõem de um Gestor de Cliente no Crédit Agricole Leasing & Factoring, Sucursal em Portugal, responsável pela gestão e acompanhamento de todas as operações.
Os equívocos e mitos estão sempre presentes em todo o tipo de serviços e produtos financeiros, pelo que o Factoring, dada a sua especificidade, não é exceção. Desmistificamos alguns conceitos errados em torno do Factoring:
O Factoring é para empresas em situação difícil
O Factoring é um serviço para todo o tipo de empresas, desde microempresas até empresas cotadas no PSI 20. Este é um mito que tem sido associado ao Factoring ao longo do tempo, mas que nos dias de hoje não tem qualquer fundamento.
O Factoring perturba a relação comercial
A empresa de Factoring quer ter o melhor negócio possível e uma reputação inabalável no mercado, portanto, os clientes da empresa aderente são tratados da melhor forma possível, até porque poderão eles próprios tornar-se clientes da empresa de Factoring. Recorrendo a uma empresa especialista em gestão de Factoring, os aderentes irão sempre ter um bom serviço.
O Factoring é complicado
Compreender como funciona o Factoring é bastante simples, trazendo inúmeras vantagens à empresa aderente, o que torna este serviço uma efetiva mais-valia.
O Factoring é dispendioso
O Factoring é bastantes vezes mal interpretado quanto aos custos que terá para a empresa que recorre a este serviço. No entanto, o Factoring engloba, para além da componente de adiantamento, a gestão administrativa dos créditos, o serviço de cobrança e pode incluir também a cobertura de risco de crédito.
O Factoring é para volumes grandes
Os benefícios do Factoring são para empresas de todas as dimensões.
O Factoring é rígido
Numa primeira impressão o Factoring pode parecer algo rígido, no entanto, é um serviço bastante flexível. Ao recorrer a um serviço de Factoring, a empresa aderente obtém tesouraria imediata quando vende, e desta forma, o valor do adiantamento aumenta conforme o incremento das vendas, pagando apenas pelo que utilizar.
O Factoring é burocrático
Outro mito associado ao Factoring está relacionado com as dificuldades sentidas na sua gestão no dia-a-dia, pelo facto de as empresas aderentes terem de preparar as cessões, enviarem cópia das faturas, etc. No entanto, eliminando das empresas aderentes toda a incerteza relacionada com a gestão das suas cobranças, por certo é algo que acaba por ser compensado, e com inúmeras vantagens.
O que é necessário para um estudo de Factoring?
Inicialmente, deverá enviar uma listagem dos clientes a propor, em ficheiro template fornecido pelo Crédit Agricole Leasing & Factoring, Sucursal em Portugal, bem como elementos económico-financeiros atuais (Relatório & Contas completo do último exercício disponível, e um balancete atual).
Quantos clientes posso apresentar? Qual o número mínimo e máximo?
Poderá apresentar os clientes que entender para nossa apreciação preliminar, desde que não se trate de uma situação de devedor único, até porque, como regra, um devedor não deverá representar mais de 30% da carteira colocada em Factoring.
Qual o valor do adiantamento?
Normalmente, entre 80% a 90% do valor das faturas, com IVA incluído caso se trate de devedores do mercado nacional.
Desde a entrega das faturas até receber o dinheiro, quanto tempo passa?
Entre 24 a 48 horas, com transferência dos fundos efetuada pelo Crédit Agricole Leasing & Factoring, Sucursal em Portugal diretamente para uma conta bancária da empresa aderente.
Para quem paga o meu cliente / devedor, após o vencimento das faturas?
O devedor das faturas paga para uma conta do Crédit Agricole Leasing & Factoring, Sucursal em Portugal, aberta especificamente para o contrato celebrado com a empresa aderente.
O que acontece se o cliente da empresa (devedor) pagar diretamente para a empresa?
Perante uma situação de pagamento efetuado diretamente para a empresa aderente, o Crédit Agricole Leasing & Factoring, Sucursal em Portugal deverá ser informada de imediato, sendo posteriormente acordada uma solução que permita o acerto de contas com a empresa aderente (normalmente, a devolução dos fundos ao Crédit Agricole Leasing & Factoring, Sucursal em Portugal). A empresa aderente deverá também relembrar o seu cliente (devedor) que as próximas faturas deverão ser liquidadas para a conta do Crédit Agricole Leasing & Factoring, Sucursal em Portugal, conforme notificação recebida.
A minha empresa já tem seguro de crédito, como fazer?
Ao celebrar um contrato de Factoring Sem Recurso, independentemente das modalidades específicas do mesmo, existirá uma cobertura de risco de crédito sobre os devedores da empresa aderente, que pode ser obtida junto do Crédit Agricole Leasing & Factoring, Sucursal em Portugal, ou através de apólice de seguro de crédito contratada pela própria empresa aderente junto de uma seguradora a operar no mercado nacional.
O que é a retenção e qual a finalidade?
Retenção é, genericamente, o valor não adiantado nas cedências de faturas efetuadas pela empresa aderente, e que por norma corresponde à mesma percentagem que a seguradora de crédito não cobre (habitualmente entre 10% e 20%). É sobre esse valor de retenção que o Crédit Agricole Leasing & Factoring, Sucursal em Portugal debita os encargos de cada operação de adiantamento de faturas à empresa aderente, bem como eventuais valores faturados, mas que não irão ser recebidos pelos mais variados motivos (descontos efetuados à posteriori, notas de crédito, etc., os chamados não-valores).
Como funciona o processo de cobrança nacional e internacional?
No mercado nacional, é a equipa de cobranças do Crédit Agricole Leasing & Factoring, Sucursal em Portugal que efetua todos os procedimentos.
Para os devedores do mercado de exportação, o processo de cobrança dos créditos junto dos devedores é efetuado por uma empresa detida pelo Grupo Crédit Agricole.
Se o devedor não pagar quais são os procedimentos adotados?
Em caso de mora ou insolvência por parte do devedor, os mecanismos e procedimentos de sinistro são desencadeados junto da seguradora de crédito, e conduzidos pelo Crédit Agricole Leasing & Factoring, Sucursal em Portugal caso a cobertura de risco de crédito tenha sido efetuada por seu intermédio ou pela empresa aderente no caso de a apólice de seguro de crédito ser sua.
No caso de o contrato celebrado ser de Factoring Sem Recurso com seguro de crédito através do Crédit Agricole Leasing & Factoring, Sucursal em Portugal, qual é a percentagem da cobertura de risco? Existe franquia?
Ao contratar esta modalidade com seguro de crédito providenciado pelo Crédit Agricole Leasing & Factoring, Sucursal em Portugal, a cobertura de risco é de 90%, e em caso de sinistro, existe uma franquia por cada devedor/processo, de 2.500 €.
Há necessidade de alterar as condições de pagamento dos clientes?
Não, as condições de pagamento por parte dos seus clientes mantêm-se inalteradas.
Se pretender exercer o seu direito de oposição ao tratamento de dados pessoais para fins de medição de audiência no nosso site através do nosso fornecedor de serviços AT internet, clique em recusar